Quando se fala em culinária alemã, é muito comum lembrar do chucrute, marreco recheado e joelho de porco, mas você sabia que existe uma massa doce, um bolo raso geralmente feito em uma assadeira que tem duas ou três camadas bastante famosa no Brasil e que também é de origem alemã?
Sim, nós estamos falando da Cuca.
A cuca alemã degustada no Brasil é o “Blechkuchen” degustado na Alemanha, os tradutores automáticos em geral direcionam para “Kuchen“, mas na Alemanha refere-se a bolo ou torta.
A CUCA é uma mistura doce de farinha, com uma segunda camada que contém alguma fruta ou geléia e geralmente com uma terceira camada com uma farofa crocante.
Em sua origem, a cuca alemã era um prato raro que só era servido em ocasiões como Natal, Páscoa e em ocasiões muito especiais. Afinal, a matéria prima principal, a farinha, era muito cara.
Só mais tarde a cuca alemã se tornou popular em toda Alemanha e sempre foi servida com as frutas da sua estação como damasco, ameixa, pêras, maçãs, cerejas e demais frutas das regiões.
Com o passar dos anos, a receita foi enriquecendo com ingredientes mais finos como creme de leite e diversos tipos de queijo.
Ao pesquisar sua história e a evolução dos sabores dessa maravilha da culinária, a Itapanni criou o FESTIVAL DAS CUCAS, que irá acontecer nos dias 24 e 25 de setembro à partir das 09h e se estenderá nos dois dias até às 20h.
Vários sabores já estão confirmados como: Doce de Leite, Banana, Farofa, Maçã com Canela, Chocolate, Queijinho com Goiabada, Uva, Laranja, Sensação, Coco, Choquito, Prestígio, Pêssego, Abacaxi e outras mais.
E você? Que sabores gostaria de experimentar no FESTIVAL DAS CUCAS?
Deixe aqui seu comentário que teremos muito prazer em levar suas ideias aos nossos confeiteiros.
Fonte texto: heikograbolle Chef alemão
Commenti